Envio Grátis em 48h, para compras superiores a 98€
Pesquisa
Back to all

Ukulele e Cavaquinho

Ukulele e Cavaquinho

Ukulele e Cavaquinho

Ukulele e Cavaquinho, são iguais?

A semelhança entre o ukulele e o cavaquinho é notória, mas serão iguais?

Apesar do Ukulele ser um descendente do cavaquinho português e de partilhar as mesmas dimensões (ukulele soprano), estes primos têm diferenças substanciais, queres saber quais são?

O Cavaquinho

O cavaquinho é um instrumento tradicional português muito utilizado nas músicas populares, dificilmente verás algum rancho folclórico ou alguma arruada nas festas de verão sem um!

A afinação do cavaquinho difere um pouco dependendo das regiões, a mais comum é a afinção SOL/SOL/SI/RÉ considerando as cordas de cima para baixo.

O cavaquinho utiliza cordas em metal, aço ou níquel, que podem ser todas do mesmo calibre.

No que diz respeito à construção, o cavaquinho é quase sempre construído com pinho no tampo e costas e ilhargas em nogueira, ainda que existam naturalmente variações.

Outra característica do cavaquinho que é pouco comum noutros instrumentos de cordas, é que a escala está no mesmo nível do corpo.

O Ukulele

O ukulele é um instrumento tradicional havaiano com origem no cavaquinho, mais precisamente da braguinha madeirense segundo alguns historiadores, e os primeiros artesãos de ukuleles no Havai foram precisamente portugueses.

Segundo consta, a palavra Ukulele tem como significado "pulga saltitante", nome atribuído pelos nativos ao verem os dedos dos músicos a executarem o instrumento.

O ukulele tem ganho fãs a nível mundial graças a músicas como "Somewhere Over de Rainbow", graças a artistas conhecidos que se apaixonam pelo instrumento e criam albúns dedicados, como fez Edie Vedder de Pearl Jam ao lançar um albúm a solo "Ukulele Songs", e também porque foi o instrumento musical de iniciação de artistas mundialmente reconhecidos, como Jimi Hendrix, David Bowie ou Billie Eilish.

O Ukulele utiliza cordas em nylon e tem uma característica pouco comum face aos outros instrumentos de cordas, a corda mais grossa é a terceira e não a quarta e última.
A afinação mais comum é SOL/DÓ/MI/LÁ, considerando as cordas de cima para baixo.

Sobre a construção, idealmente o ukulele é construído com madeiras como koa ou mogno e ao contrário do cavaquinho, tem a escala acima da altura do corpo.

Visto as diferenças de especificação resta dizer que a sonoridade é realmente diferente entre os dois instrumentos, e transportam o ouvinte para realidades completamente diferentes, podes escutar um pouco neste vídeo:

Espero que este artigo te tenha ajudado a esclarecer dúvidas acerca dos dois fantásticos instrumentos, que são o cavaquinho, e o ukulele.

Se tiveres curiosidade acerca dos seus valores podes consultar o nosso catálogo através dos links que te deixo abaixo.

Podes ver a nossa oferta de ukuleles aqui: https://906.pt/ukulele

Podes ver a nossa oferta de cavaquinhos aqui: https://906.pt/cavaquinho

Qualquer dúvida é só contactar-nos, estamos disponíveis e adoramos conversar :)

Comments
Leave your comment Close